Aguarde...

Benvindos Benvindos

Caracterização

Caracterização
Com uma área aproximada de 82 km2, a freguesia do Carvalhal é a mais recente do concelho de Grândola. Com uma orla costeira a rondar os 30 km, é limitada a norte pelo rio Sado, a este pelo estuário do Sado e pelas freguesias de Santa Maria do Castelo e de Grândola, a sul pela freguesia de Melides, e a oeste pelo Oceano Atlântico. A sede da freguesia situa-se a 22 km de Grândola, a 25 Km de Tróia e a 17 Km de Melides.
 
Em termos geológicos, o seu território é, na sua maior parte, constituído por dunas arenosas e sapais. Uma parte importante deste território, a península de Tróia, com cerca de 17 km de comprimento e 1,5 km de largura, é o resultado da acumulação de areias fluviais e marítimas. A fragilidade destes ecossistemas e, simultaneamente, a sua riqueza biológica, levaram a que uma parte fosse considerada reserva botânica, e a outra fosse integrada na reserva do Estuário do Sado.
 
Em resultado destas características e do clima, o revestimento vegetal deste território é, essencialmente, constituído por pinheiros, tojeiras, camarinheiras e estornos, extensas zonas de arrozal, outras culturas e alguma vinha.
 
O seu eixo económico, que até à década de 60 assentava na agricultura (cultura de arroz, batata e outros produtos) na silvicultura (madeira, pinhão e resina) e na criação de gado, deslocou-se, de forma crescente, para a actividade turística. Primeiro, com a criação do complexo da Torralta, em Tróia, e depois com outros empreendimentos como a Soltróia. Além destas actividades, a nível da economia são, ainda, de referir a apicultura, a carpintaria e serração, o comércio, a restauração, a panificação, os serviços, a construção civil e o artesanato
 
Embora se possa considerar a costa desta freguesia como uma única praia continuada, em termos de apoios e equipamentos está dividida em várias praias, das quais há que referir as seguintes (de sul para norte): Raposa, Pego, Carvalhal, Brejo, Torre, Comporta, Soltróia e Tróia.
 
Compõem a Freguesia os lugares de Carvalhal; Lagoa Formosa; Pego; Pinheiro da Cruz; Soltroia; Tróia.
 
Confronta com as freguesias de  Melides e Grândola (Concelho de Grândola) e com a freguesia da Comporta, (Concelho de Alcácer do Sal).
 
A população ronda os 1630 habitantes (censos de 2011), em grande parte reforçada pela existência, neste território, do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.
 
A freguesia tem como orago S. Romão, cuja festa se realiza a 9 de Agosto e, no seu âmbito realizam-se, ainda, uma feira na 1.ª sexta-feira de cada mês, a festa de N.ª S.ª de Tróia (em Agosto) e as Marchas Populares de Santo António.



Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.